IMAGEM ACIMA: em 1946, ainda nos anos dourados da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, vemos aqui a locomotiva V-8 n.o 380 (com o seu primeiro esquema de pintura, verde-oliva) tracionando uma composição de passageiros. Repare a (com) postura orgulhosa de seu maquinista, impecavelmente uniformizado: ser maquinista de locomotivas V-8 na Paulista, nesse sentido, representava o auge e último degrau na profissão. Equivalia para os maquinistas, analogamente falando, ao que equivale, para os pilotos da aviação comercial nos dias de hoje, a ser comandante de Boeing 747- 400, na rota para Paris. Observe, também, os amortecedores ( "bumpers", em inglês), que, naqueles idos, ainda eram utilizados nas locomotivas da Companhia Paulista. Imagem pertencente ao acervo do Museu da Companhia Paulista em Jundiaí, reproduzida e enviada por Paulo Cury à EFBrasil, lista de discussão sobre assuntos ferroviários.
A "V-8" foi e talvez continue sendo, por muitos anos, a rainha das locomotivas brasileiras. No que pese a imponência, beleza e força de tração das "Russas" e o aparato "high-tech" das novíssimas Diesel "Dash" (cuja velocidade, contudo, não vai além dos 120 km/h, contra os quase 170 km/h alcançados pelas V-8 da Companhia Paulista, há mais de meio século atrás), as locomotivas elétricas da General Electric importadas dos EUA pela Paulista entre 1940 e 1948, possuíam um conjunto de características (dentre elas, um "design" imune à passagem do tempo) que, em seu conjunto, dela fizeram um marco na história ferroviária brasileira. Foram apelidadas na Paulista de "V-8" (e, na Central do Brasil, de "Escandalosas"), talvez, por representarem, para as ferrovias, o que os "Cadillacs" representavam, nos anos 40, para as rodovias. Fizeram jus ao apelido: as "V-8" nos EUA foram - juntamente com as "Little Joe", conhecidas por "Russas" na Paulista -, de fato, um símbolo emblemático da potência, velocidade e conforto no transporte ferroviário de passageiros, nos Anos Dourados. Nesse sentido veremos, aqui, um pouco da história e dos aspectos desta locomotiva recordista de velocidade (alcançava mais de 160 km / h nos trilhos paulistas) no Brasil, em seus 58 anos de bons serviços prestados entre nós. Você encontrará, nas páginas desta seção, diversas informações e imagens sobre a carreira das V-8 nos trilhos deSão Paulo (inicialmente na Companhia Paulista e, posteriormente, na Fepasa), desde a década de 40, quando foram desembarcadas no porto de Santos, até o presente momento - em que, infelizmente, encontram-se na triste "fila da morte", aguardando o momento de serem leiloadas aos sucateiros e retalhadas pelos maçaricos.
V-8 parada
em bloqueio de CTC (imagem de tela inteira). Foto do Museu da
Companhia Paulista de Estradas de Ferro em Jundiaí. Cortesia:
Paulo Cury, que
reproduziu e disponibilizou esta imagem à EFBrasil, lista de discussão sobre assuntos
ferroviários.
V-8 n.o
380, em Campinas, 1946. Cortesia: Alberto Henrique Del Bianco, que disponibilizou esta imagem à EFBrasil, lista de discussão sobre assuntos
ferroviários.
Estação
de Araraquara em 1961, com locomotiva V-8 da Companhia Paulista,
à frente de uma composição de passageiros, formada por carros Pullman Standard. Cortesia: Alberto
Henrique Del Bianco, que disponibilizou esta imagem à EFBrasil, lista de discussão sobre assuntos
ferroviários.
Primeiro esquema de pintura (imagem de tela inteira,
em preto-e-branco)
Nesta fotografia do acervo do Museu da Companhia Paulista em Jundiaí, vemos um grupo de locomotivas V-8, ainda com o primeiro esquema de pintura (verde-oliva), diante das oficinas de Campinas. Cortesia: Paulo Cury, que reproduziu e disponibilizou esta imagem à EFBrasil, lista de discussão sobre assuntos ferroviários.
Foto bastante conhecida nos meios ferroviários, publicada pela Revista Ferroviária. Bastante conhecida nos círculos ferroviários, esta foto é uma das poucas imagens coloridas existentes, mostrando uma locomotiva V-8 com o segundo esquema (azul e creme) de pintura da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Imagem retirada do "site" de Antônio Augusto Gorni, sobre locomotivas elétricas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Veja também, na mesma seção ("Electric Locomotives") do site de Antônio Gorni sobre locomotivas elétricas na Paulista, outras fotos a cores, mostrando as V-8 no segundo esquema de pintura da Companhia Paulista.
Imagem mostrando um depósito de locomotivas em Campinas, repleto de locomotivas V-8, com o primeiro esquema de pintura da Fepasa. Foto realizada em 25 de janeiro de 1977 por Cid José Beraldo, que a enviou para o "site" de Antônio A. Gorni sobre a Fepasa , seção "Rolling Stock from the Companhia Paulista de Estradas de Ferro".
Foto de Sérgio Gasbarro, realizada em Campinas em 1982, mostrando locomotiva V-8 ex-Companhia Paulista, no segundo esquema de pintura da Fepasa. Cortesia: Maurício Torres, que disponibilizou esta imagem à EFBrasil, lista de discussão sobre assuntos ferroviários.
Foto realizada em Triagem Paulista, mostrando locomotiva V-8 ex-Companhia Paulista, com terceiro (e último) esquema de pintura da Fepasa, à frente de uma composição de passageiros formada por carros Budd inox. Foto e cortesia de César Sacco, que disponibilizou esta imagem à EFBrasil, lista de discussão sobre assuntos ferroviários.
Planta: corte lateral (Fepasa)
Vista lateral das locomotivas V-8, reproduzida a partir da planta sobre esta locomotiva, realizada pelo Departamento de Engenharia Mecânica da Fepasa. Cortesia: Marcello Tálamo, que reproduziu e disponibilizou esta imagem à EFBrasil, lista de discussão sobre assuntos ferroviários.
Planta: corte frontal (Fepasa)
Vista frontal das locomotivas V-8, reproduzida a partir da planta sobre esta locomotiva, realizada pelo Departamento de Engenharia Mecânica da Fepasa. Cortesia: Marcello Tálamo, que reproduziu e disponibilizou esta imagem à EFBrasil, lista de discussão sobre assuntos ferroviários.
Vista superior - teto (Fepasa)
Imagem mostrando a parte superior das V-8, no segundo esquema de pintura da Fepasa. A partir de fotografia realizada por Maurício Torres, que a disponibilizou à EFBrasil, lista de discussão sobre assuntos ferroviários.
Dados gerais e planta integral (Fepasa)
Planta completa sobre a locomotiva V-8, realizada pelo Departamento de Engenharia Mecânica da Fepasa. Além de imagens com as dimensões e detalhes das V-8, você encontrará, também, diversos outros dados técnicos. Cortesia: Marcello Tálamo, que reproduziu e disponibilizou esta imagem à EFBrasil, lista de discussão sobre assuntos ferroviários.
Manual de instruções fornecido pela G.E.
à Paulista, nos anos 40
Através deste manual de instruções, conheça as V-8 na intimidade, desde os menores parafusos até o motor de tração. Cortesia pelas imagens: César Sacco, que disponibilizou esta imagem à EFBrasil, lista de discussão sobre assuntos ferroviários.